BANCO DE SANGUE
O Sangue é insubstituível! Não há nenhum medicamento ou substância que seja capaz de exercer suas funções. Nossa prioridade é garantir a mais alta segurança entre todas as doações de sangue em animais. Para isso, realizamos testes laboratoriais e sorológicos a fim de rastrear alterações nos doadores e evitar a transmissão de diversas doenças via transfusão, uma vez que, em vários casos, o receptor já se encontra debilitado.
O teste de compatibilidade, ou teste de reação cruzada, é o exame empregado para identificar se um doador é compatível com receptor, aumentando, assim, a segurança no procedimento, por minimizar as reações transfusionais.
O fracionamento dos hemocomponentes, isto é, a separação dos derivados do sangue em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco congelado é mais um fator de proteção, pois proporciona ao receptor, receber apenas a parte do sangue que realmente necessita, assegurando uma transfusão com menor risco de reações e intercorrências.
Doar sangue é um ato altruísta, não afeta a saúde do animal e pode salvar vidas. Sendo assim, o tutor do pet que receberá a transfusão não paga pelo sangue e sim pelo serviço, insumos, exames, logística, processamento e armazenamento das bolsas.